‘Quem DÁ BRILHO, Brilha’


Pauta Programa Mulheres TV Gazeta – 15/12 – Dicas práticas de limpeza doméstica – Maria Eugenia Cerqueira.

 

1 – Pão de forma

O pão de forma por ter uma textura suave e ser aerado é perfeito para a remoção de poeira em quadros que tenham sido feitos com a técnica de pintura a óleo. Este item deve ser passado suavemente sobre a superfície da tela para recolher a poeira e eventuais sujeiras sem o risco de manchar a obra de arte nem arranhá-la.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

2 – Ketchup

O ketchup é conhecido por manchar tecidos, mas ele pode se tornar um aliado da limpeza se usado para remover manchas de panelas de cobre. A técnica de limpeza com ketchup consiste simplesmente em aplicá-lo em um pano, esfregar este vigorosamente nas panelas e na sequência enxaguar as peças de cobre com água morna e secar com uma toalha. Além de retirar as manchas, as panelas ganharão um brilho especial e terão a sua cor avermelhada reavivada.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

3 – Aveia

A aveia não é só um alimento rico em fibras excelente para a digestão e um esfoliante para tratamentos caseiros de pele. Ela junto com água forma uma pasta grossa que, quando esfregada nas mãos sujas após um duro trabalho de limpeza deixa a pele sem resíduos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

4 – Arroz

O arroz cru pode ajudar na limpeza também. Os belíssimos vasos de flores e garrafas com longa altura e pescoço fino dificílimos de limpar, pois nem escovas de mamadeira de bebê alcançam, podem ter a sujeira removida por grãos de arroz. O procedimento é simples: Preencha 3/4 do vaso com água morna e acrescente uma colher de sopa de arroz cru. Tampe a boca do vaso ou da garrafa com água, agite bem e depois enxague.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

5 – Chá preto

As ferramentas de jardim enferrujadas podem ser limpas com o chá preto. Faça bastante chá preto, bem concentrado, espere esfriar e despeje em um balde. Na sequência mergulhe as ferramentas neste balde com o chá preto e deixe lá durante algumas horas. Depois disso, as ferramentas terão suas manchas de ferrugem removidas apenas com o auxílio de um pano. Como o chá preto é concentrado, é importante que, ao passar o pano nas ferramentas, sejam usadas luvas de borracha e um avental.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

6 – Água oxigenada

A água oxigenada é uma excelente aliada na hora de desinfetar um teclado, basta mergulhar um cotonete nela e passar nos cantinhos entre as teclas.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

7 – Talco de bebê

Uma vez que são excelentes absorvedores, os talcos são usados nas dobrinhas dos bebês para evitar o acúmulo de suor (que pode levar a assaduras). Segundo Fabio Bueno, usando a mesma lógica, o produto também pode ser utilizado para absorver a umidade de alguns objetos, como de livros embolorados ou de superfícies absorventes que estejam impregnadas com gordura.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

 


Autor: Maria Eugenia Cerqueira

Compartilhe Esse Post Em

1 Comentário

  1. Eu uso para tirar manchas de graxa e gordura pasta de dente branca. A mancha sai até estando seca. É importante que a pasta de dente seja totalmente branca. Tampar a mancha com a pasta e deixar secar. Depois de secar lavar normalmente. Em peças de roupa brancas não fica amarelado. Gostaria que a minha dica fosse aceita para receber o livro.

Envie um Comentário