‘Quem DÁ BRILHO, Brilha’


Pauta do dia 14 de abril – Programa Mulheres TV Gazeta

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Amaciante – Se você gosta de amaciante e costuma usá-lo, esta receita vai deixá-la encantada. Não somente a roupa fica macia como também cheirosa.

Ingredientes:

1 litro de vinagre

1 xícara de bicarbonato de sódio

10 gotas de óleo essencial de limão

10 gotas de óleo essencial de cravo ou de lavanda, a gosto;

Como usar – adicione meia xícara por carga de roupa

Tempo de validade – 3 meses (guarde num recipiente bem fechado).

Se preferir, separe vários pedaços de papel toalha resistente, mergulhe na mistura descrita acima, deixe secar, coloque num recipiente fechado e vá jogando uma toalhinha por carga de roupa. (Acho mais econômico).

Roupas aromatizadas - Se você gosta de lençóis e toalhas cheirosas e não quer usar o amaciante, tem outra solução. Pingue algumas gotas de óleo essencial (4 gotas ao todo – por bola de algodão) de sua preferência. Deixe secar e guarde num recipiente fechado. Antes da secagem das roupas na máquina, coloque sobre as mesmas uma bolinha e continue o ciclo de secagem da lavadora, como de costume. Você pode reutilizar a bolinha até que perca o cheiro. Aromas sugeridos – limão com cravo/ limão com lavanda.

Gel Branqueador – Esta receita é indicada para roupas brancas com manchas de sucos, frutas vermelhas e vinho, mas você pode testar em qualquer outro tipo de mancha e verá que ela vai desaparecer!

Ingredientes:

2 colheres de sopa de água oxigenada

1 colher de sopa de Bicarbonato de Sódio

Como fazer – misture a água oxigenada com o bicarbonato numa vasilha de vidro. Coloque no micro ondas em potência máxima por 20 a 30 segundos. A mistura vai borbulhar portanto, preste atenção. Misture com uma colher para homogeneizar o gel.

Como usar – aplique diretamente sobre as manchas aguarde 15 minutos e lave como de costume.

Este gel não pode ser guardado, pois a água oxigenada perde sua efetividade em poucas horas, portanto o que sobrar, jogue fora. Separe todas as roupas manchadas num cesto, prepare o gel e trate todas de uma só vez.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Branqueador natural de limão – Esta é uma excelente alternativa para quem não quer usar água sanitária, pois não agride tecidos delicados.

Ingredientes:

Suco de limão coado (1/2 xícara)

3 litros de água quente

Coloque a água quente e o suco de limão num balde ou mesmo na máquina de lavar quando estiver no período de “molho” e deixe as roupas ficarem neste banho por uma a duas horas. Se estiver usando a máquina, siga os demais ciclos de lavagem normalmente. Se as roupas estiverem num balde, enxague e lave como de costume.

O suco de limão não deve ser guardado por mais de três dias na geladeira.

Pano úmido Limpador multiuso – panos umedecidos são caros e não dá para sair limpando a casa com eles – não DAVA até você descobrir este truque:

Arranje um pote com tampa, de plástico, onde caiba a metade de um rolo de papel toalha comum. Corte o rolo, do tamanho do pote, de preferencia com uma faca de pão grande.  Coloque dentro do pote. Adicione um copo de vinagre branco de álcool, um copo de água e uma tampinha de amaciante.

Faça dois cortes transversais no centro da tampa de plástico – use uma faca, canivete ou qualquer outro artefato cortante de preferência aquecido para facilitar o corte. Retire o centro de papelão do rolo e jogue fora. Puxe a ponta da parte interna do rolo e passe pelo corte feito na tampa. Deixe 24 horas para que o papel fique bem embebido. Se você tiver posto muita água ou vinagre, despeje o excesso. O pano tem que ficar úmido. Pronto. Está feito um limpador multiuso baratíssimo e extremamente funcional. Para quem tem crianças ou cachorros em caso é um ‘must’!

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 


Autor: Maria Eugenia Cerqueira

Compartilhe Esse Post Em

1 Comentário

  1. Maria Eugênia, poderia por favor informar qual a receita para limpeza de azulejo com óleo essencial de limão que você ensinou no mulheres? Procurei mas não encontro. Obrigada

Envie um Comentário