‘QUEM DÁ BRILHO, Brilha’


PAUTA – 10 de abril de 2017 – Programa Mulheres TV Gazeta
1. Amaciante de roupas aromatizado (receita prática e barata):

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

– Um litro de vinagre branco de álcool
– Meio litro de condicionador para cabelo do aroma de sua preferência nas cores azul ou branca (não colocar rosa nem amarelo para não dar uma cor na roupa de encardida)
– Meio copo de bicarbonato de sódio
– Cinco litros de água na temperatura ambiente
– Misture bem, coloque em garrafas pet e guarde. Não se esqueça de etiquetar. Use como na medida costumeira!
2. Tapete novo:

Depois de higienizadas, as fibras de tapetes e carpetes ficam ressecadas e ásperas ao toque. Resolva isso colocando o amaciante ensinado acima em um borrifador e espalhe no tapete ou no carpete, massageando as fibras com os dedos (use luvas de borracha ou descartáveis para evitar possíveis alergias). Deixe secar naturalmente e sinta a diferença!
3. Banheiro limpinho:

O amaciante ensinado é ótimo para fazer uma limpeza suave no cômodo mais úmido da casa. Você pode usá-lo nos azulejos, no vaso sanitário, na pia, no balcão de fórmica, no ralo, claro nas toalhas… Aplique com pano ligeiramente umedecido, depois da limpeza geral, que o cheirinho vai durar horas. Não aplique no chão para que não fique escorregadio.

4. Como lavar malhas de inverno:

Você acaba de tirar as malhas da gaveta e estão com cheiro de guardada – precisam ser lavadas. Aproveite o restinho de dias quentes.
Separe as malhas por cor e use sempre água fria. Deixe de molho em sabão líquido neutro (dissolva o sabão na água antes de colocar a peça). Enxague em água fria com vinagre branco de álcool (uma xícara de café cheia para cada cinco litros de água) – se você tiver algum condicionador de cabelo cujo cheiro lhe seja excepcionalmente agradável, dissolva algumas gotas em um pouco de água e adicione na água de enxague da malha para ficar ainda mais cheirosinha ou você pode usar a receita ensinada acima. Esprema a malha numa toalha – nunca torça e deixe secar sobre uma bancada, esticadinha, sobre uma toalha seca. Se quiser, inverta a malha até os dois lados secarem por igual – sempre longe do sol
Coloque um sachê de cravo da Índia na gaveta ou algodão com gotas de lavanda, como preferir, para aromatizar as malhas cuidado para que o sache não encoste nas roupas para evitar manchas. Uma caixa de giz também ajuda a absorver a umidade Não se esqueça de deixar o giz ao sol de vez em quando ou na falta deste, secar no forno ou no micro.
5. Clarificante (tira manchas caseiro ecológico sem uso de água sanitária):

– 150 ml de água oxigenada 30%
– 7 colheres de sopa de sabão em pó
– 7 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
– 5 ml de amaciante

Colocar todos os ingredientes num recipiente de boca larga, misturar bem até formar uma pasta – se quiser, pode colocar um pouquinho de água. Guardar em recipientes escuros ao abrigo da luz. Usar 5 ml para cada 10 kg de roupa como clarificante. Diretamente nas manchas, deixe agir por cinco minutos e lave normalmente. Não substitui o sabão. Teste num lugar da roupa que não danifique a peça pois contém água oxigenada.
(Nunca use água sanitária em peças que contenham fios sintéticos pois ao invés de clarear amarelam o tecido definitivamente).

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Autor: Maria Eugenia Cerqueira

Compartilhe Esse Post Em

Envie um Comentário