‘Quem dá BRILHO, Brilha’ – Dicas práticas de limpeza.


PERGUNTAS RECORRENTES NO PORTAL – PAUTA DE SEGUNDA FEIRA 15.12.2014 – Programa Mulheres TV Gazeta

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

PRIMEIRA DICA: COMO TIRAR CHEIRO DE LEITE AZEDO DE CARPETES E ESTOFADOS?

– No balde ou recipiente pequeno, coloque um copo e meio de água morna. Acrescente de uma a duas colheres de sopa de detergente suave. A quantidade desse produto dependerá do tamanho da mancha de leite.

– Mergulhe o pano branco na mistura de água e sabão. Gentilmente, aplique na parte suja do carpete, de forma a remover qualquer resquício de leite ressecado. Umedeça a esponja com água gelada. Passe no tapete para retirar o detergente.

– Espere seu carpete secar e sinta se o odor ainda permanece. Aplique uma camada fina de bicarbonato de sódio se o tapete ainda estiver fedendo.

– Encha o borrifador com água e aplique no bicarbonato para somente umedecê-lo. Isso formará uma pasta que penetrará na mancha de uma maneira mais eficiente.

– Deixe que o bicarbonato fique no tapete por ao menos oito horas para que absorva o odor.

– Suavemente com a escova de nylon ou plástico, esfregue o bicarbonato. Aspire toda a pasta que deverá ter absorvido todos os odores de leite.

  Material 

– Um copo e meio de água morna;

– Pequeno balde ou recipiente;

– Uma a duas colheres de sopa de detergente líquido suave (pode ser os destinados à limpeza das mãos ou da louça);

– Pano branco;

– Esponja;

– Bicarbonato de sódio;

– Borrifador;

– Escova de nylon ou plástico;

– Aspirador de pó.

 

SEGUNDA DICA: COMO TIRAR CHEIRO DE URINA DE CARPETES E SIMILARES?

– Use luvas de borracha e seque a área com um papel toalha para remover o máximo de urina possível. Descarte as folhas de papel toalha embebidas em um saco de lixo. Vá para o passo 2 se a urina já estiver seca no tapete.

– Misture 3,7 litros de vinagre com 1 litro de água. Sature a área do tapete que está exalando o odor da urina. Deixe a mistura assentar por cerca de 20 minutos.

– Use a esponja para remover a maior parte do líquido. Esprema o excesso de água da esponja no balde. Descarte essa água.

– Cubra a área com folhas de papel toalha. Pressione as folhas sobre a área até que estejam embebidas para remover o máximo de umidade do tapete possível. Descarte as folhas de papel tolha quanto já estiverem saturadas. Repita esse processo até que o tapete esteja praticamente seco.

– Polvilhe bicarbonato de sódio generosamente sobre a área e aplique uma camada fina sobre todo o tapete. Permita que o bicarbonato de sódio assente no local por pelo menos 12 horas.

– Combine uma xícara de peróxido de hidrogênio de 3% com duas colheres de chá de detergente suave. Identifique a área suja de urina pela camada mais espessa de bicarbonato de sódio. Despeje a mistura de peróxido sobre a área, usando os dedos enluvados para espalhá-lo uniformemente e trabalhá-lo no tapete. O bicarbonato de sódio dissolverá em contato com o peróxido de hidrogênio, liberando todos os odores remanescentes nas fibras do tapete.

– Aspire o tapete. Use uma vassoura dura e limpa para varrer qualquer bicarbonato  de sódio que possa ter ficado agarrado ao tapete e depois aspire novamente.

Material

– Luvas de borracha;

– Papel toalha;

– Saco para lixo;

– 3,7 litros de vinagre branco;

– Balde;

– Esponja;

– 1 caixa de bicarbonato de sódio;

– Peróxido de hidrogênio de 3%;

– Detergente suave;

 

TERCEIRA DICA: DESUMIDIFICADOR CASEIRO

– Para fazer um desumidificador em casa, deverá obter cloreto de cálcio, que poderá encontrar em drogarias ou centros de bricolagem, e geralmente é vendido em forma de pequenas bolas ou flocos.

– Assim que tiver o cloreto de cálcio (que será o responsável pela absorção da umidade), deve introduzi-lo numa meia normal ou numa meia de lycra e dê um nó.

– Por outro lado, deve criar um suporte para fixar a meia, de modo a que esta fique pendurada e não toque no fundo do recipiente. Pode usar uma madeira pequena, um suporte metálico ou qualquer objeto que cumpra esta função.

– A seguir, deve colocar um recipiente em baixo da meia ou alguma coisa que possa recolher a água que cairá da meia, eliminando assim a umidade do ambiente.

– Desta forma, verá como o desumidificador caseiro conseguirá reduzir os níveis de umidade e deverá ir vigiando o recipiente para o esvaziar antes de encher. Passado algum tempo também será necessário substituir o cloreto de cálcio por um novo para que continue absorvendo a umidade de sua casa.

Se deseja ler mais artigos parecidos a como fazer um desumidificador caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria (ar condicionado e ventilação em casa).

Material 

– Cloreto de cálcio;

– Meia ou meia de lycra;

– Suporte de madeira ou metálico;

– Recipiente de plástico;

 

 


Autor: Maria Eugenia Cerqueira

Compartilhe Esse Post Em

3 Comentários

  1. gosto muito de suas dicas
    Gostaria de saber como faço para tirar mancha de uma camiseta que
    manchou de outra roupa

  2. BOA TARDE MARIA EUGENIA
    GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ TEM ALGUM MEIO PARA MANTER LONGE DE CASA AS LAGARTIXA NA MINHA CASA NO VERÃO APARECE MUITAS,E EU DE UMA FORMA INEXPLICÁVEL TENHO MUITO MEDO, SE VOCÊ PODER ME AJUDAR VOU FICAR MUITO AGRADECIDA MUITO MESMO.
    TENHO OUTRA DUVIDA TAMBÉM SE EXISTE UMA FORMA DE TIRAR MANCHA AMARELADA DE MOVEIS LAQUEADO CAUSADO POR PRODUTOS QUÍMICOS E O TEMPO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    • Katiuscia, para afastar as lagartixas voce deve lembrar-se que estará atraindo baratas e mosquitos… Mantenha luzes apagadas – as lagartixas são atraídas por lâmpadas acesas já que estas atraem mosquitos, sua fonte de alimentação principal. Coloque telas nas janelas – você evitará mosquitos e consequentemente lagartixas. Convém lembrar que lagartixas são animais ultra benéficos no controle de pragas. Não as mate, por favor, ainda que você tenha fobia por elas. Beijos

Envie um Comentário