• Só os fumantes podem entender ...

A Croácia da Copa

Atualizado: Fev 5

Depois da Copa, Croácia oferece cozinha, paisagens e boa cama

Diante do espetacular desempenho na recente Copa do Mundo, a pequena Croácia agigantou-se aos olhos do mundo e damos uma pincelada na terra do melhor jogador do evento, Luka Modric.

Croácia na Copa da Rússia


Completamente fora do circuito Elizabeth Arden, a Croácia, até se tornar um país independente, demorou mais de 20 séculos. Da criação em 925 do reino que ficava entre o Rio Drava e o Mar Adriático e a independência efetivamente alcançada em 1975 , o que não faltou foi derramamento de sangue. Historiadores estão aptos a registrar par a passo, a enorme quantidade de conflitos.

Mas agora no novo século, os cinco milhões de habitantes da Croácia usufruem do próprio país sem mais disputas com os ex-concorrentes vizinhos. As mais de mil ilhas e ilhotas lindas encontradas no seu recortado litoral, podem agora ser usufruídas na maior paz pelos croatas. Curioso que apenas 48 delas são habitadas !

Graças ao desempenho dos jogadores, uma das grandes fontes de renda da Croácia, que é o turismo, com certeza vai dar um salto quantitativo imenso.

Croácia


Croácia


Das suas regiões, a Dalmácia já é o point dos turistas. É aí que se encontra a espetacular Dubrovnik, que graças ao seu cenário medieval, cheio de muralhas, ruas e casas de pedra ,tornou-se Patrimônio da Humanidade. Nela também, barcos ziguezagueiam por entre as ilhas. Uma super charmosa, a Trogir, é uma das exceções, pois é ligada ao continente por uma pequena ponte.

Turistas ligados à natureza, se encantam com a região de Istria. Ali, dentre oito parques, encontra-se o Parque dos Lagos Plitvice, que foi incluído na lista da Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. Também não é para menos. Na sua enorme área de 300 metros quadrados, 16 lagos são conectados por várias cachoeiras e cascatas. Neste extraordinário parque, estão catalogadas mais de 1267 espécies de plantas, 55 tipos diferentes de orquídeas, 161 espécies de pássaros e 321 espécies de borboletas.

Outro fato que impressiona aos desavisados é constatar que os croatas conseguiram manter por mais de 13 séculos a cultura cristianizada e 90% da população professa a religião católica.

Não passou desapercebida na decisão final, a camiseta com a estampa da Virgem Maria sobreposta à da equipe, usada por um dos jogadores, denotando uma tremenda fé na Nossa Senhora de Medjudore.

Croácia


A referida imagem apareceu materializada pela primeira vez em 24 de junho de 1981. Literalmente da noite para o dia, a pequena cidade trocou de vocação. Da dedicação à agricultura, Medjudore passou a caminhar para ser um centro de orações. Claro que houve muito bafafá em torno da veracidade nos depoimentos dos primeiros videntes, mas graças à continuidade das aparições da santa, sempre clamando por paz, Medjudore hoje compete com os maiores centros de peregrinação, como Lourdes e Fátima. Uma das grandes expectativas do turista é conseguir estar presente em uma nova aparição da Nossa Senhora.

Croácia


Aos amantes da gastronomia, os peixes e mariscos circulam ao lado do sabor mais autêntico da Croácia, que é o famoso Paski. Em um só prato o ultra saboroso queijo paski vem acompanhado de fatias de presunto seco curado. Os 40 graus de teor alcoólico do delicioso vinho local – Rakija – feito à base de ameixa, uvas e outras frutas – vão tornar inesquecível a experiência em torno de uma mesa.

Aos novos turistas, um conselho: Se forem convidados para um café, preparem-se para ficar em torno de uma xícara só, por no mínimo meia hora, batendo papo. É quase um evento… rs.

Dificilmente a Croácia venha a concorrer um dia com Paris, Londres, Nova York ou Berlim.

Mas, com certeza, jovens encantadas com o biótipo croata, podem contribuir para o aumento da população, pois por lá atualmente o aumento anual da população é de apenas 2%.

Parabéns, Croácia pelo título de vice-campeã na Copa da Rússia e por ter aberto publicamente as portas do mais novo roteiro de turismo.

Ana Boucinhas

0 visualização

Fique por dentro das novidades

© 2020 Amantes da Vida - Todos os direitos reservados