Fique por dentro das novidades

© 2020 Amantes da Vida - Todos os direitos reservados

A tal sexta-feira 13

Atualizado: Fev 5

Foto: Divulgação


Ainda que esteja em declínio a superstição de que sexta-feira 13 seja um dia de azar, lá atrás, bons motivos existiram para fundamentar a fama. Não sei como, mas garantem que a Eva ofereceu a maça para Adão e que o temporal que resultou no dilúvio ocorreram ambos numa sexta-feira 13.

Afirmam  também que o templo construído em Jerusalém pelo Rei Salomão, foi destruído pelo General Tito numa sexta-feira 13 do século 70 dC. Na mitologia nórdica, foi neste dia da semana que houve a maior confusão no banquete em que 12 deuses foram convidados e deixaram por fora Loki, deus da discórdia. Claro que ele chegou de penetra, armou a maior briga que resultou na morte de Balder, a mais bela das deusas.

Outra lenda da mesma origem, a deusa da Beleza chamada Friga, cujo nome deu origem à ‘friadgr’ e friday (sexta-feira) em escandinavo e em inglês, foi endemoniada e passou a se reunir todas as sextas-feiras com 11 feiticeiras e um demônio no total -13.

Foto: Divulgação


Foi numa sexta-feira que Jesus Cristo se reuniu com os 12 apóstolos na Santa Ceia e no dia seguinte… foi crucificado. O rei da França Felipe IV andava desconfiado que seu poder estava ameaçado por força da Igreja. Para contornar a situação, resolveu se filiar à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários e sem surpresa, levou bola preta.

Ficou tão irado que ordenou a perseguição do grupo, exatamente no dia 13 de outubro de 1307… uma sexta-feira. Os integrantes foram presos, alguns torturados e levados à masmorra por heresia.

Ainda que estas teorias sejam super antigas, só em meados do século XVII cismaram em cruzar as coincidências. Aí a fama de que sexta-feira 13 é um dia azarado, passou a se espalhar por várias culturas. Como as notícias circulavam na velocidade dos cavalos, até a fofoca atravessar as fronteiras, dois séculos se passaram. Mas chegaram para se instalar “sine die”.

Hoje  em dia, por mais que o número 13 nos EUA goze de certo prestígio, pois este era o número de Estados que originalmente compunham a Federação, 20 milhões de americanos dão o maior prejuízo à economia, nas sextas-feiras 13. Ninguém fecha negócios ou saem às compras, receando algum percalço no caminho.

Aos influenciáveis, novas coincidências justificam a fobia. Na sexta-feira 13 de 1989, um vírus de computador deu a maior dor de cabeça nos usuários, que ainda não estavam acostumados com este tipo de ataque. O pior incêndio de florestas na história da Austrália, onde 20 mil km de terra foram queimados e 71 pessoas morreram ocorreu no ano de 1939 adivinhem em que dia do mês e ano?

Foto: Divulgação


O Apollo 13 que deveria chegar na lua, depois de dois dias, por coincidência uma sexta feira 13, explodiu deixando seu tripulantes, coitados 4 dias com oxigênio racionado. Ainda bem que voltara sãos e salvos para a Terra.

O avião que deu origem ao filme ‘Alive’, onde narra a vivência antropófaga dos 16 sobreviventes que foram resgatados depois de 72 dias, caiu na Cordilheira dos Andes no dia 13 de abril de 1970.

O que é animador é o fato de que andam desafiando o famoso dia azarado. Os produtores de ‘Harry Potter’ por exemplo, escolheram exatamente este dia como a data do lançamento. Os recordes de bilheteria confirmam que o medo está na cabeça de quem o tem.

Muito provavelmente, por pura implicância outros desafios á esta data, irão produzir o efeito contrário. O comércio, irá conhecer seu dia de esplendor, assinaturas em contratos serão programadas para o dia da sorte e todos sairão de suas casas, na certeza absoluta de que nas esquinas o destino lhes reserva agradáveis surpresas.

Que os que entram na luta para acabar com a fama secular da pobre sexta-feira 13, que agilizem seus feitos. Aos ainda conservadores, não custa nada colocar um amuleto no bolso. Como conclui a pesquisa da universidade inglesa Hertforshire, as pessoas que normalmente já se consideram azaradas são as mais propensas a acreditar em superstições associadas à má sorte.

Com certeza no dia de hoje, os gatos pretos estão totalmente em baixa. Já os desencanados, se alertados, podem até entrar na corrente da desmoralização do fatídico dia ou tratá-lo com a maior indiferença ITS UP TO YOU.

Foto: Divulgação


#Curiosidades #História

0 visualização