Benefícios das frutas do Outono

Atualizado: Fev 5

Veja como esses alimentos podem ajudar a reforçar a saúde durante a estação 

O início do outono traz mais cores, beleza e aromas às mesas brasileiras. Isso porque a estação é a época de colheita das frutas, o que proporciona queda nos preços e aumenta a qualidade dos produtos. São ricas em vitaminas, sais minerais, antioxidantes, fibras e água. “As frutas são importantes para o bom funcionamento do organismo. Recomenda-se, sempre que possível, consumi-las com cascas, que têm altos teores de fibras e vitaminas. As cascas de algumas frutas, como o do abacaxi, por exemplo, após serem devidamente higienizadas, podem ser utilizadas no preparo de doces e sucos”, afirma Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde.

A quantidade sugerida diária de consumo é de três a cinco porções, de preferência variadas e in natura. “Não que o suco não seja recomendado, mas dessa forma os alimentos acabam perdendo algumas propriedades importantes. Caso essa seja a opção escolhida, o líquido não deve ser coado, para que as fibras não sejam desperdiçadas”, continua Flávia.

Uma boa dica é substituir doces, que geralmente são excessivamente açucarados, por frutas, que também são adocicadas. As berries, por exemplo, costumam chamar atenção devido aos sabores agradáveis e cores vibrantes. Essas versões são ricas em antioxidantes como antocianinas e flavonóides, além de concentrar alto teor das vitaminas C e E. “Essas são as substâncias responsáveis por neutralizar a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por causar danos ao organismo, combatendo o envelhecimento precoce e reduzindo os riscos de diabetes, do desenvolvimento do câncer e de doenças cardíacas, além de atuar na melhoria das funções cerebrais, da imunidade e da visão”, completa Flávia.

Esses super alimentos têm cascas cujas colorações vão de vermelho a arroxeado. Alguns exemplos deles são a amora, a framboesa, o morango, o mirtilo, a cereja, a uva escura, a cranberry, o açaí, a romã, a ameixa, a jabuticaba e a goji berrie, fruta vermelha originária do noroeste da China e do Tibete, novidade no mercado brasileiro.

Infusões com frutas também são excelentes sugestões para manter a saúde em dia no outono. Maçã, maracujá, abacaxi, laranja, entre outras opções, são excelentes ingredientes para compor receitas de chás aromáticos.

Foto: Divulgação


Veja abaixo a lista feita com detalhes sobre os benefícios desses alimentos:

Abacate – auxilia na redução e controle do colesterol e fornece energia. Devido ao seu teor calórico deve ser consumido com moderação e sem açúcar;

Açaí – melhora a circulação sanguínea, auxilia na redução e controle do colesterol. Contém antocianina, que neutraliza a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce e certos tipos de câncer.

Abacaxi – rico em água e fibras. Contém uma enzima chamada bromelina que ajuda na digestão.  Possui leve ação diurética.

Maçã – Com propriedade adstringente, é excelente para garganta e cordas vocais. Sua casca possui pectina, um tipo de fibra que auxilia na redução do colesterol Ajuda a evitar a constipação intestinal, retarda o envelhecimento das células, regula o sistema nervoso e protege a saúde da pele.

Mamão – fonte da enzima papaína, melhora o processo digestivo. Rico em fibras, auxilia na prevenção e tratamento de constipação intestinal. Melão: contém grande quantidade de água, apresentando ação diurética, facilitando a eliminação de toxinas do nosso organismo.

Morango – rico em substâncias antioxidantes, previne contra o envelhecimento precoce da pele e doenças como o câncer.

Uvas vermelhas – fonte de antocianina, antioxidante que retarda o envelhecimento precoce da pele. Contém, ainda, resveratrol, um potente antioxidante relacionado à prevenção de câncer. 

Banana – fonte de potássio, pode contribuir para o controle da pressão arterial. Contém nutrientes como a vitamina B6 e triptofano, que estão relacionados à produção de serotonina, neurotransmissor relacionado ao bem estar.

Goiaba – fonte de licopeno, substância antioxidante que além de retardar o envelhecimento ajuda na prevenção contra o câncer de próstata. 

Laranja – fonte de vitamina C, nutriente relacionado ao fortalecimento do sistema imunológico.

Coco – Além de fornecer energia, é rico sais mineiras e fibras, que estimulam a saúde intestinal.

Melancia – Por ser muito rica em água, é extremamente hidratante e tem propriedades diuréticas.

Chá Aromático com Frutas

Foto: Divulgação


Ingredientes . 1 maçã orgânica . 1 maracujá orgânico . 2 fatias de abacaxi orgânico . 1 xícara (chá) de açúcar demerara orgânico ou mel . 2 litros de água . 2 paus de canela . 5 cravos-da-índia . 3 unidades de anis-estrelado

Preparo Lave e corte a maçã, o maracujá e o abacaxi em fatias, mantendo a casca. Leve ao fogo o açúcar e ½ xícara (chá) de água. Deixe ferver até formar uma calda. Acrescente as frutas, a canela em pau, os cravos-da-índia, o anis-estrelado e cozinhe durante 5 minutos. Junte o restante da água e deixe ferver durante 10 minutos em fogo brando. Coe e sirva quente. Decore com uma rodela fina de laranja.

Rendimento: 8 porções

Calorias: 98 por porção

Dica da nutricionista: chás, além de aquecerem, têm poucas calorias e trazem muitos benefícios à saúde! Escolhendo ingredientes orgânicos, esses benefícios podem ser otimizados, já que eles possuem maior teor de antioxidantes, vitaminas e minerais!

#Saúde

0 visualização

Fique por dentro das novidades

© 2020 Amantes da Vida - Todos os direitos reservados