Benefícios do Amendoim
Atualizado: 5 de fev. de 2020
Além de ser muito gostoso, o amendoim é um alimento que traz uma série de benefícios para a saúde. A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e derivados (ABICAB) sugere que seja consumido na medida de 30 gramas diárias, preferencialmente no final da tarde. O amendoim ajuda no rejuvenescimento, fortalecendo os ossos e muito mais pois possui renovadores celulares com ação anti-inflamatória. Auxilia no tratamento de dermatites e seborreia, ao contrário do que muita gente imagina.
Por ser de origem vegetal, apesar do alto valor calórico, o amendoim é um alimento isento de colesterol.

Foto: Divulgação
É igualmente rico em:
Ácido fólico ou folato: essencial para a formação correta do sistema nervoso do feto
Ácidos graxos monoinsaturados: são as “gorduras do bem” que contribuem para evitar a aterosclerose e doenças cardiovasculares
Cálcio: fortalece a estrutura óssea e previne osteoporose, devendo ser consumido com magnésio, o que o amendoim também possui
Ferro: é parte das células vermelhas e sua carência é diagnosticada como anemia
Vitaminas do complexo B: essenciais ao sistema nervoso, ajudam na formação de neurotransmissores como a serotonina que é sinônimo de bem-estar.
Havia muita preocupação em torno da aflatoxina, fungo que comum na década passada. A ocorrência das aflatoxinas é maior no amendoim porque este é o produto preferido pelo fungo e muitas vezes há demora e chuvas no período de secagem após o arranquío.
Entretanto, sua maior incidência se dá quando o amendoim é batido, ensacado e armazenado com umidade elevada e quando reumedece depois de estar seco. A aflatoxina pode ser encontrada em muitos outros produtos, tais como, milho, centeio, cevada e outros cereais, sementes oleaginosas, nozes como pecã e castanha do brasil. Assim, a observância da procedência do produto, é extremamente importante para que só benefícios possam advir do consumo destes alimentos, incluindo-se o amendoim.

Foto: Divulgação