• Só os fumantes podem entender ...

Como cuidar das plantas dentro de casa?

Atualizado: Fev 5

Como cuidar das plantas dentro de casa? Dicas do livro ‘Quem dá BRILHO, Brilha’ – Maria Eugenia Cerqueira

Foto: Divulgação


  1. Spray de tabaco

A nicotina é tóxica para várias pragas, sobretudo afídeos, cigarrinha-verde, trips e lagarta-mineira.Também é tóxica para os insetos benéficos, por isso utilize apenas como último recurso.

  1. Spray de folha de tomate

As folhas de tomate são ricas em alcalóides altamente tóxicos para os insetos. Este spray de folha de tomate ajuda a controlar afídeos e lagarta do milho.

  1. 80 g de folhas de tomate cortadas

  2. 1,25 lt de água

  3. 1 colher de chá de detergente suave natural para a louça

Coloque as folhas de tomate em água e deixe de um dia para o outro. Coe com uma musselma, verta para um pulverizador e junte o detergente. Agite e pulverize as plantas.

  1. Lesmas e caracóis

Normalmente atacam à noite, furando e devorando folhas, caules e botões florais, mas também podem atingir as raízes subterrâneas.

Dicas: Besouros e passarinhos são seus predadores naturais; Uma boa forma de eliminá-los é usar armadilhas, feitas com “isca de cerveja” para atraí-los. Faça assim: tire a tampa de uma lata de azeite e enterre-a deixando a abertura no nível do solo. Coloque dentro um pouco de cerveja misturada com sal. As lesmas e os caracóis caem na lata atraídas pela cerveja e morrem desidratados pelo sal.

  1. Formigas

As cortadeiras são as que mais causam estragos. Elas cortam as folhas para levá-las ao formigueiro, onde servem de nutrição para os fungos, os verdadeiros alimentos das formigas.

Dicas: Um bom método natural para espantar as formigas e espalhar sementes de gergelim em torno dos canteiros. Além disso, o gergelim colocado sobre o formigueiro, intoxica o tal fungo e ajuda a eliminar o “ninho” das formigas; 

  1. Plantas repelentes

Algumas plantas ajudam a manter as pragas afastadas dos canteiros.

Alguns exemplos: Tagetes ou cravo-de-defunto (Tagetes sp.), hortelã (Mentha), calêndula (Calendula officinalis), arruda (Ruta graveolens), entre outras.

  1. Casca de Banana

Usar cascas de banana é um jeito orgânico de dar brilho às folhas. Pegue uma casca de banana e esfregue as folhas da planta com a parte de dentro (a parte macia) da casca. Óleos naturais da casca darão brilho para as folhas e fragrância natural para a casa. Use cascas uma vez por semana ou sempre que a planta parecer opaca. E jamais passe óleo de soja, amendoim ou oliva para dar-lhes brilho. O óleo pode entupir os estômatos. Bem tratadas, as plantas costumam apresentar um bonito brilho natural.

  1. Limpeza das Folhagens

Em grandes centros urbanos, onde a poluição atmosférica pode chegar a níveis inaceitáveis, essa limpeza deve ser feita com maior frequência, pois os resíduos poluentes podem obstruir os estômatos, sufocando a vegetação.

Para cada tipo, um cuidado:

As folhas, em geral, não têm muitos estômatos na face superior. Uma camada de poeira, contudo, pode reduzir a absorção da luz. Assim, elas devem ser cuidadosamente limpas no verso e reverso.

As grandes folhas cerosas ou brilhantes (schefflera, por exemplo) devem ser limpas com uma esponja embebida numa solução de água fria com algumas gotas de detergente biodegradável. Nunca use cerveja, leite ou vinagre para limpá-las.

As folhas aveludadas dos cactus, das suculentas e de espécies como as violetas devem ser escovadas cuidadosamente, para retirar-lhes o pó, com uma escova de cerdas macias, como as usadas para pentear os bebês.

#Dicas

0 visualização

Fique por dentro das novidades

© 2020 Amantes da Vida - Todos os direitos reservados