• Só os fumantes podem entender ...

Das mesas às telas

Atualizado: Fev 5

O incrível Ferran Adriá vai trazer de volta seu hiper famoso restaurante El Bulli, agora com o módico preço de 6 euros por pessoa. O local ainda não está definido. A preferência pende para a localização original, à beira-mar na Costa Brava, mas pode ser também num bem elaborado cenário em Hollywood.

Claro que é sobre o filme El Bulli que começa a ser produzido por Jeff Kleeman, com roteiro baseado no livro de Lisa Abend “Aprendizes de Feiticeiro – Uma temporada na cozinha do El Bulli de Ferran Adriá” que estamos comentando. O filme vai misturar realidade e ficção sobre Adriá e o último ano do seu restaurante.

Foto: Divulgação


Desde que iniciou-se na pilotagem dos fogões do El Bulli, o ex-lavador de pratos do Hotel Playafels em Ibiza, despontou para o título que acabou conquistando – o chef de cozinha mais talentoso e criativo do planeta, sob a sua batuta, El Bulli manteve por décadas três estrelas Michelin e foi indicado simplesmente 5 vezes pela Revista inglesa The Restaurant, como o melhor restaurante do mundo.

Foto: Divulgação


Considerado o Dali da culinária, sua genialidade o levava a surpreender o paladar e a visão dos felizardos que participavam da lendária noite gastronômica. Em média, 30 pratos por pessoa eram servidos durante as quatro horas que durava o jantar e o cardápio indicando o que fora servido era apresentado apenas ao final. Mas o que  Adriá curtia mesmo era o seu laboratório. El Taller, onde trancava-se com sua equipe de engenheiros, químicos e físicos por seis meses e ficava elaborando as “magias” gastronômicas que iria apresentar na nova temporada que ia de junho a dezembro.

Mesmo com uma constante fila de espera de 3 mil pessoas, onde cada uma desembolsaria 200 euros, não há como não perder meio milhão  em um restaurante que funciona apenas 6 meses por ano.

A paixão falou mais alto e assim em julho de 2011, Adriá e seu sócio Soler serviram o último jantar no El Bulli e partiram para a criação da Fundação El Bulli. No centro experimental, o processo de criatividade e inovação vão se aliar ao desenvolvimento sustentável da gastronomia. Lamentavelmente, o maitre companheiro Soler que vislumbrou o talento de Ferran no passado, desligou-se em outubro da Fundação, ao descobrir que estava com uma doença degenerativa.

Foto: Divulgação


Foto: Divulgação


O filme El Bulli ainda está em pré-produção, mas Adriá obviamente estará direto no set como consultor e parece que o ator espanhol Javier Barden irá representar o gênio da gastronomia. Atores já estão sendo treinados, para que o trabalho de todos da equipe do El Bulli seja absolutamente fiel. O duro vai ser a briga para serem escolhidos os felizardos que estarão na sala de jantar, boquiabertos diante das caipirinhas sólidas, dos pirulitos com gosto de Gaspacho, do melão com presunto em forma líquida e claro, das famosas espumas.

Os pobres mortais, por seis euros, poderão apreciar a genialidade em ação, com técnicos transformando ingredientes básicos da culinária em mágicas obras de arte!!!

Foto: Divulgação


#Entretenimento #Personalidades

0 visualização

Fique por dentro das novidades

© 2020 Amantes da Vida - Todos os direitos reservados