Dicas de beleza

Em milhares de programas de TV, ao longo dos anos, dei muitas dicas sobre o Bicarbonato de Sódio na limpeza doméstica. Nunca me foi permitido, no entanto, abordar os variados usos deste produto espetacular em outros campos como tratamentos de corpo e pele pois fugiria aos objetivos das minhas pautas. Então vejo aqui a oportunidade de abrir este leque de informações, mantendo sempre a minha tônica: tudo que ensino e exponho foi fruto de experiência pessoal minha. Usos que realmente funcionam e que, em sua maioria, fazem parte do meu dia a dia. Espero que estas dicas sejam tão úteis (e baratas) para vocês quanto são para mim.


1. O uso do bicarbonato na limpeza da pele

Se você quiser manter sua pele limpa e respirando, com os poros abertos e sem pontos pretos, o primeiro cuidado a ser tomado é evitar bases e pancakes. Use corretivos, se necessário, em pontos específicos e somente pó compacto.

Nunca, jamais, em tempo algum durma maquiada. Por mais que bata a preguiça, é indispensável retirar toda a pintura e sujeira da poluição das ruas antes de colocar a cabeça no travesseiro.

Use creme para retirar a maquiagem e a seguir lave seu rosto com o sabonete de sua preferencia. Ao menos duas vezes por semana, faça uma pasta com sabonete líquido e bicarbonato de sódio e esfregue por igual toda sua pele. O sabonete torna-se levemente abrasivo e retira as células mortas da superfície da pele. Não adicione água pois o bicarbonato dissolve na água. A água só entra no momento do enxague. A seguir, use o creme hidrante de sua preferencia e acorde com uma pele fresca e saudável.


2. Esfoliação dos pés para combater o chulé

Adicionar 1 colher de café em 2 colheres de sopa de sabonete líquido é uma ótima forma de fazer um esfoliante caseiro muito eficaz para eliminar o cheiro de chulé dos pés. Basta esfregar essa mistura nos pés ainda molhados, esfregando todo o pé, entre os dedos e os cantinhos das unhas. Isso funciona porque o bicarbonato é um excelente neutralizador de odores devido a sua ação antifúngica, e por isso também pode ser usado para eliminar a frieira dos dedos dos pés.

Como cuidado extra, polvilhe o bicarbonato puro por dentro nos sapatos que provocam mais chulé, deixe toda uma noite e antes de usar, sacuda o excesso. O bicarbonato age como anti-fúngico.


3. Esfolie as pernas

Se você vai fazer depilação, esfolie as pernas esfregando-as com o sabonete líquido e o bicarbonato, para remover os pelos encravados e abrir os poros. Faça este procedimento pouco antes de se depilar.


4. Lavagem no cabelo

Para fazer uma lavagem no seu cabelo com um shampoo que retire bem os resíduos, adicione na quantidade que você normalmente usa de shampoo, uma colher de café cheia de bicarbonato de sódio. Esfregue esta mistura nos cabelos e transforme seu shampoo em anti-resíduos porque os pequenos grânulos eliminam o excesso de oleosidade capilar, a caspa seborreica e abrem as cutículas dos fios, preparando-os para receber uma boa hidratação.


5. Clareamento dos dentes

Para clarear os dentes, adicione um pouquinho de bicarbonato na pasta de dentes – remove a cor amarelada e faz uma limpeza mais profunda. Por ser abrasivo, não utilizar este procedimento mais que uma vez por semana para que não remova o esmalte natural dos dentes.


6. Bebidas energéticas

A água alcalina está cada vez sendo mais utilizada como opção para substituir as bebidas energéticas em treinos de alta intensidade, com o objetivo de melhorar o desempenho muscular e reduzir o cansaço durante o treino muscular. Durante o treino intenso, na academia ou em corridas, por exemplo, as fibras musculares utilizam a glicose como fonte de energia e, nesse processo, produzem uma grande quantidade de ácido lático que diminui o pH do organismo. Porém, o músculo só consegue funcionar corretamente num intervalo de pH que não deve ser inferior a 6,5 e, por isso, enquanto o ácido lático vai acumulando, há um aumento progressivo do cansaço e maior risco de lesões. Ao ingerir água alcalina, o pH do sangue se mantém mais tempo dentro dos valores ideias e, por isso, os músculos conseguem eliminar melhor o excesso de ácido lático que se acumula durante a atividade e, por isso, além de melhorar o desempenho muscular, ainda ajuda a:

· Prevenir o surgimento câimbras;

· Evitar lesões musculares;

· Reduzir o cansaço durante o treino;

· Diminuir o tempo de recuperação após o treino;

Além disso, a água alcalina atua como um antioxidante natural, assim como as vitamina de uma dieta equilibrada, que além de evitar o envelhecimento precoce das células também melhora a eficiência celular e o desempenho durante o treino.

A ingestão de água alcalina é muito importante durante o treino para manter a hidratação e combater o efeito do ácido lático que vai aumentando com o exercício.

No entanto, também é muito importante beber a água alcalina durante todo o dia, para manter o organismo numa intervalo de pH alcalino, de forma a que quando se começar a treinar o organismo demore mais para ficar ácido e permita o correto funcionamento dos músculos por mais tempo.

Para obter todos estes benefícios é recomendado aumentar o pH da água que se bebe normalmente, de forma a torná-la mais alcalina. Para isso, misture uma colher de café de bicarbonato de sódio em cada litro de água e beba durante o dia.

Em tempo: não experimente nada em dia de prova. Faça suas experiências com a água alcalina durante treinos e veja como você reage. Se o seu organismo tiver uma boa resposta, aí sim, você pode usar este ou qualquer outro método, num dia de prova.


7. Mais bicarbonato


O bicarbonato de sódio possui um leve efeito antisséptico que pode ser aproveitado para a eliminação de vírus e bactérias que causam doenças. Devido a esta propriedade, ele pode ser utilizado para tratar a dor e a inflamação da garganta na forma de gargarejos. Em um copo de água padrão, adicionar duas colheres de chá de bicarbonato de sódio e gargarejar, deixando a solução em contato com a boca e garganta. Este mesmo método reduz o mau hálito: fazer bochechos com água e bicarbonato neutraliza os odores e reduz o uso de enxaguantes bucais repletos de produtos químicos. Trata-se de um enxaguante natural caseiro. Combate inclusive as aftas.


8. Substitui os sais de banho.

Adicione meia xícara de bicarbonato de sódio ao seu banho - ele ajuda a neutralizar os ácidos de sua pele e a remover óleos e a transpiração corporal em excesso, trazendo uma sensação de pele macia.


9. Limpeza de aparelhos orais e dentaduras

Limpeza de aparelhos orais e dentaduras: dissolva duas colheres de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água morna e mergulhe o seu aparelho na solução. Isso neutralizará os odores e auxiliará na limpeza. Você também pode escovar os aparelhos limpos utilizando bicarbonato de sódio.


10. Faça o seu xampu

Para fazer um xampu seco para seu cão, coloque o bicarbonato de sódio num recipiente que permita que você polvilhe todo o pelo com o produto. Massageie suavemente com as mãos de maneira que o bicarbonato chegue até a pele - bem todo – ele vai adorar este tipo de carinho. A seguir escove normalmente, para retirar o bicarbonato. Muitas raças têm um cheiro forte e quanto maior a quantidade de banho, mais se acentua o cheiro pois retira as proteções naturais da pele do animal e propicia o desenvolvimento de fungos. O bicarbonato de sódio é um elemento alternativo aos compostos sintéticos encontrados nos xampus tradicionais. Consulte sempre seu veterinário.

Comprem bicarbonato de sódio em sacos de quilo. Os pacotinhos e embalagens vendidos em farmácias são muito caros e não compensam. Lojas que vendem essências para a fabricação de perfumes em geral têm embalagens grandes. Em São Paulo, costumo procurar na Rua Silveira Martins no Centro, onde há diversos estabelecimentos que comercializam bicarbonato. Procure comprar o bicarbonato destinado ao uso interno por tratar-se de substância pura. Não se deixe levar por preço mas por qualidade.

0 visualização

Fique por dentro das novidades

© 2020 Amantes da Vida - Todos os direitos reservados