Limpeza, higienização e armazenamento dos guardanapos.
Atualizado: 5 de Fev de 2020
Visitando o site muito lindo e charmoso de Elisa Pereira, Ellar’t Ateliê, que faz portas-guardanapos, achei conveniente salientar a importância da limpeza, higienização e armazenamento dos mesmos.
Guardanapos devem ser guardados em local seco e de preferência sem muitas dobras e podem ser até mesmo enrolados, como canudos, para otimizar espaço. Na falta de gavetas, uma caixa plástica com tampa é uma boa opção. O importante é que tudo esteja bem limpo, livre de cheiros e poeiras.
Guardanapos são itens ecologicamente corretos já que são reutilizados indefinidamente – um pouco menos de papel sujo no mundo…Antes de colocar na máquina para lavar, convém examinar um a um para detectar alguma mancha específica. Esse cuidado na pré-lavagem é essencial para que o trabalho seja feito uma única vez – poupa-se tempo e dinheiro.

Foto: Divulgação
Os problemas mais comuns de serem encontrados são:
Manchas de batom – “bata”com um pano embebido em álcool o local, colocando por baixo uma folha de papel toalha para que a cor não se espalhe. Se for raspar o excesso com uma espátula não o faça com força para evitar entranhar a massa do batom ainda mais nas fibras.
Manchas de gordura – coloque uma folha de papel toalha debaixo da mancha e passe o ferro quente sobre ela. Isso vai transferir um pouco da gordura para o papel absorvente. A seguir, esfregue bem o ponto engordurado com detergente líquido de lavar pratos . Prossiga a lavagem como de costume. Use água quente, de preferência.
Mancha de café – Esfregue a mancha com água bem quente, bicarbonato de sódio e detergente líquido.
Molho de shoyo sai se esfregado com nabo ralado. Parece mágica! A primeira vez que fiz este método, achei incrível. Depois é só lavar com água e sabão.
Manchas de vinho e de molho de tomate. Faça uma pasta de suco de limão e bicarbonato de sódio. Deixe ficar um pouco para que a mistura aja; esfregue a mancha e prossiga na lavagem.
Sempre convém deixar por dentro dos guardanapos que serão usados por mulheres, um outro de papel, para a retirada antecipada do batom. Faz parte da gentileza para com os anfitriões, evitar problemas.

Foto: Divulgação
O sol é um grande aliado na hora da lavagem, para clarear os tecidos que devem estar sempre de molho e nunca secos. Só convém tomar cuidado com cores fortes, que podem desbotar. Ao invés de usar amaciante, use vinagre na hora do enxague. Os tecidos ficam macios e não correm o risco de manchar.
Procure passar a ferro enquanto os guardanapos estiverem meio úmidos – economiza tempo e eletricidade! No mais, cuide para que o visual da mesa seja impecável! Porta-guardanapos são um ‘plus’ nesta arrumação: um toque de classe e refinamento.