‘Quem dá brilho, brilha’
Atualizado: 5 de fev. de 2020
Programa Mulheres TV Gazeta – 08/09 – Dicas práticas de limpeza com Maria Eugenia Cerqueira.
Dicas para limpeza de couros – calças, casacos, botas e bolsas:
Primeiro passo: Leia todas as instruções de cuidados da etiqueta. Antes de iniciar o processo de limpeza, apenas para se certificar de que não esteja se esquecendo de nenhum requerimento especial, verifique as instruções de lavagem. Leve em conta a temperatura na qual a jaqueta pode ser lavada e quais substâncias podem ser usadas nela (a etiqueta pode não dizer, mas é melhor olhar primeiro). Siga as regras – o fabricante é quem mais conhece as necessidades de sua jaqueta.
Segundo Passo: Passe um pano úmido com água fria e umas gotinhas de amaciante da sua preferência. Às vezes basta isto para que você limpe a peça, se não estiver muito suja. Não guarde logo a seguir. Deixe arejando, longe do sol, até que fique bem sequinha. Lembre-se de guardar em saco que não seja de plástico, para que o couro respire.
Terceiro Passo: Para uma restauração mais profunda, use a seguinte mistura:

Foto: Divulgação
1 parte de vinagre branco com
3 partes de óleo de linhaça aquecido.
Umedeça um pano macio e limpo na solução.
Esfregue o pano umedecido por toda a jaqueta de couro, independente das áreas que parecerem ressecadas e necessitadas de umidade. Lustre com um pano macio. Não há necessidade de remover a mistura, pois ela irá penetrar na jaqueta e hidratá-la.
A maioria das sujeiras de lama, pó e comida devem sair com uma básica esfregadela. No entanto, cuidado com manchas claras ou de condimentos, esfregá-las pode desbotar a jaqueta.
Lembre-se: toda vez em que a água estiver presente na limpeza, o artigo não pode ser guardado de imediato. Tem que ficar num lugar arejado.
A cada 3 meses aconselho colocar os artigos de couro para arejar em local ventilado e iluminado. Mas atenção mais uma vez, não coloque no sol. Outra dica é não guardar papéis e sacolas plásticas dentro dos armários, tão pouco encher as gavetas e prateleiras com caixas de papel. Isso evita a circulação de ar e ajuda na proliferação do mofo, traças e baratas. Se você costuma colocar papéis dentro das bolsas para garantir que mantenham o feitio, troque de vez em quando este enchimento.
Dicas de limpeza de panos:

Foto: Divulgação
Peças de elastano ou que contenham qualquer tipo de fio flexível tipo stretch devem ser obrigatoriamente lavados em água fria. Mais uma vez é imperativo que leiam as etiquetas e estudem a composição de cada peça. Se você forem colocar na máquina, cuidado com a secagem. Depois de centrifugar, retirem a peça, estiquem na mão e pendurem. Um pouco de vinagre branco na água de enxague, deixa o tecido elástico mais maleável. Na hora de passar a ferro, mais cuidado ainda – é com ferro quase frio e só se for necessário.
Circulou na internet uma história de quarar panos de prato no micro- ondas – efetivamente não funciona nada. Quer deixar o pano limpinho? “Cozinhe” o pano de prato em água fervente , detergente liquido e um pouco de cândida.
Uma dúvida sempre constante refere-se a como tirar a mancha branca que fica na axila, decorrente do desodorante. Mais uma vez use o detergente de lavar pratos – esta mancha é a associação da gordura do corpo com o desodorante. Esfregue o local com uma escovinha, na água mais quente que o tecido permitir e a seguir lave normalmente. Se estiver muito duro, porque às vezes fica mesmo, deixe de molho por uma hora e pronto.