‘Quem dá brilho, brilha’

Atualizado: Fev 5

Estamos na primavera. Vamos por certo receber e comprar flores. Aqui vão algumas dicas de como conservá-las por mais tempo. Quando o conjunto presenteado vem em buquê, as pontas das flores ressecam rapidamente entre a floricultura e seu destino, por isto é necessário mergulhar as flores imediatamente em um pouco de água.

Foto: Divulgação


Depois, com tesoura afiada cortar uns 2 cm de cada haste de flor ou folhagem e colocar por uns 10 minutos numa solução de água e sacarose, isto fornecerá nutrientes para o vegetal. A seguir colocar em vaso bem limpo com água e algumas gotas de água sanitária (Hipoclorito de sódio).

Isto previne a formação de algas e inibe bactérias de decomposição, trocar todos os dias nos dias quentes ou a cada dois dias no frio. Corta-se a ponta dos talos para retirar o filme impermeável que se forma, pois a seiva da planta fica em contato com o ar. (Existem no mercado de flores soluções para conservar flores mais destinados a arranjos florais para profissionais. A nível caseiro nem sempre valerá a pena o investimento).

Muitas pessoas utilizam a colocação de um comprimido de AAS (Ácido acetilsalicílico) dentro da água do vaso, para atrasar a senescência. O AAS tem potencial inibidor de emissão de etileno pelas plantas, responsável pelo crescimento em tecidos imaturos, amadurecimento, senescência e abscisão de flores e frutos.

Isto quer dizer que prolongaremos o tempo de beleza do nosso arranjo, antes que as flores percam o viço. Num dos programas, comentamos que não se deve armazenar certas frutas como as maçãs perto de outras, que não se queira que amadureçam muito rápido. Hoje vamos dar um truque de como conservar bananas por mais tempo, sem que estraguem. Envolva a ponta das bananas em película transparente, faça 5 ou 6 voltas para que fique bem fechado e o ar não entre. Essa é a zona mais sensível da banana e por onde começa o processo de amadurecimento.

A primeira coisa que deve fazer é manter as bananas no ramo em que as comprou, se o separar estragar-se-ão muito mais rapidamente. Por isso, mantenha as bananas unidas entre si. Corte um pedaço de película transparente, o pedaço deve ser do tamanho da palma da mão.

Cada vez que quiser comer uma banana dever retirar o plástico e voltar a colocar um novo, se o quiser aproveitar não ficará bem fechado. Com este processo, a vida útil das bananas prolongar-se à uns 4 ou 5 dias a mais do que duram agora.

Foto: Divulgação


Outra forma simples de conservar as bananas mais tempo quando começam a ficar mais maduras, é retirar-lhes a pele, envolvê-las em papel de alumínio e coloque-as na geladeira.

Limpador caseiro com cheirinho bom – Já ensinamos aqui vários usos para o vinagre e a única ressalva que muitos fazem é sobre o cheiro do vinagre. Eis uma alternativa que contorna o problema. O limpador caseiro de laranja e canela se aproveita do poder do vinagre, que já conhecemos, mas corrige um “defeito”: o cheirinho não muito gostoso. Agora você terá um limpador caseiro eficiente, natural e muito perfumado. Limpe as bancadas de fórmica e os azulejos da sua cozinha e você vai comprovar como sua cozinha fica cheirosa! Além de perfumar, a laranja e a canela têm propriedades que vão potencializar a limpeza. Os óleos da casca têm poder desinfetante, de um jeito natural. E o perfume da laranja com a canela é coisa de louco.

Foto: Divulgação


Receita do limpador caseiro de laranja e canela

300 ml de vinagre de álcool

Casca de 1 laranja

1 pau de canela

Coloque tudo em um pote tampado e deixe curtir por 1 ou 2 semanas. Coe, coloque em uma embalagem spray, se quiser, e utilize na limpeza diária e para desodorizar o ambiente (e perfumar!).

A dica original recomenda deixar curtindo por 2 semanas antes de usar. Deixei apenas 1 semana e o perfume já ficou bem concentrado. É recomendado usar a solução, que é natural, em até 6 semanas portanto calcule a quantidade que você costuma usar para não perder nada. Em tempo: nada de usar esse limpador nas roupas pois podem provocar manchas. A canela e a laranja tingem o vinagre.

Já que estamos falando no nosso amigo vinagre, nada mais desagradável do que um chuveiro com os furinhos todos tampados. Como resolver esse problema?

Pela manhã, se a sua água tiver pouca pressão, basta passar uma escova de cerdas duras para resolver o problema, sem nem mesmo ter que desatarraxar toda a peça.

Foto: Divulgação


#QuemdáBRILHObrilha #Dicas

0 visualização

Fique por dentro das novidades

© 2020 Amantes da Vida - Todos os direitos reservados