‘Quem dá brilho, brilha’

Atualizado: Fev 5

Como combater “pragas” diversas. Programa Mulheres TV Gazeta – 25/07.

Foto: Divulgação


  1. Cascas de laranja não são as únicas que os gatos detestam. Mantenha os bichanos longe de suas plantas espalhando no jardim cascas de limão tahiti e galego – as formigas também não são fãs de cítricos.

Foto: Divulgação


  1. Uma mistura de pimenta vermelha ou chili com um pouco d’água e detergente de pia se borrifadas nas folhas das plantas evita que os gatos façam a festa. Só evitem pulverizar a pimenta no solo pois eles podem pisar na pimenta e ao fazerem sua higiene, correr o risco de cair pimenta nos olhos – o objetivo é afastar e não prejudicar o animal!

  2. Fazer um chá de canela sem coar ou borrifar canela em pó nas plantas também espanta gatos e… formigas também!

  3. Tabaco para cachimbo ou fumo de rolo picado espalhado nos canteiros também afasta os bichanos – se for borrifado o fumo de rolo diluído em álcool e água nas folhas, mata um monte de  pragas, como os pulgões.

  4. Se você quer evitar que os gatos defequem no seu canteiro, cubra-os com pedrisco, argila expandida ou similar. Gatos gostam de cavar em terra fofa antes de irem ao banheiro – uma superfície adversa, leva-os para outros cantos.

  5. Formigas não atravessam barreiras de giz. Se você quiser evitar que as formigas ataquem uma planta, proteja-a com giz – solução simples

  6. Já falei no programa sobre a vaselina para afastar formigas mas como estamos no assunto, convém lembrar: barreiras de vaselina são intransponíveis para formigas portanto, proteja o que for, circundando de vaselina sólida (em pasta).

  7. Afaste os cães de determinado lugar com esta receita: Bata no liquidificador alguns dentes de alho, cebola e pimenta bem ardida – adicione água a este purê e espalhe no local que você quer proteger. O faro dos cães é apurado e eles vão detestar o cheiro. Resolvi o problema de um cão que adotei, de rua, que tinha o hábito de mastigar móveis e tudo o mais, pincelando-os com esta pasta por vários meses até que ele desistiu da empreitada.

Foto: Divulgação


O importante destas dicas é que nenhuma delas é nociva à saúde dos animais – estabelece áreas definidas de convivência, sem nenhum dano. Amo bichos e jamais ensinaria nada que pudesse de algum modo prejudicá-los  Cada macaco no seu galho!

#Curiosidades #Dicas

0 visualização

Fique por dentro das novidades

© 2020 Amantes da Vida - Todos os direitos reservados