‘Quem dá brilho, brilha’ – Dicas práticas de limpeza.

Atualizado: Fev 5

PERGUNTAS RECORRENTES NO PORTAL – PAUTA DE SEGUNDA FEIRA 15.12.2014 – Programa Mulheres TV Gazeta

Foto: Divulgação


PRIMEIRA DICA: COMO TIRAR CHEIRO DE LEITE AZEDO DE CARPETES E ESTOFADOS?

– No balde ou recipiente pequeno, coloque um copo e meio de água morna. Acrescente de uma a duas colheres de sopa de detergente suave. A quantidade desse produto dependerá do tamanho da mancha de leite.

– Mergulhe o pano branco na mistura de água e sabão. Gentilmente, aplique na parte suja do carpete, de forma a remover qualquer resquício de leite ressecado. Umedeça a esponja com água gelada. Passe no tapete para retirar o detergente.

– Espere seu carpete secar e sinta se o odor ainda permanece. Aplique uma camada fina de bicarbonato de sódio se o tapete ainda estiver fedendo.

– Encha o borrifador com água e aplique no bicarbonato para somente umedecê-lo. Isso formará uma pasta que penetrará na mancha de uma maneira mais eficiente.

– Deixe que o bicarbonato fique no tapete por ao menos oito horas para que absorva o odor.

– Suavemente com a escova de nylon ou plástico, esfregue o bicarbonato. Aspire toda a pasta que deverá ter absorvido todos os odores de leite.

  Material

– Um copo e meio de água morna;

– Pequeno balde ou recipiente;

– Uma a duas colheres de sopa de detergente líquido suave (pode ser os destinados à limpeza das mãos ou da louça);

– Pano branco;

– Esponja;

– Bicarbonato de sódio;

– Borrifador;

– Escova de nylon ou plástico;

– Aspirador de pó.

SEGUNDA DICA: COMO TIRAR CHEIRO DE URINA DE CARPETES E SIMILARES?

– Use luvas de borracha e seque a área com um papel toalha para remover o máximo de urina possível. Descarte as folhas de papel toalha embebidas em um saco de lixo. Vá para o passo 2 se a urina já estiver seca no tapete.

– Misture 3,7 litros de vinagre com 1 litro de água. Sature a área do tapete que está exalando o odor da urina. Deixe a mistura assentar por cerca de 20 minutos.

– Use a esponja para remover a maior parte do líquido. Esprema o excesso de água da esponja no balde. Descarte essa água.

– Cubra a área com folhas de papel toalha. Pressione as folhas sobre a área até que estejam embebidas para remover o máximo de umidade do tapete possível. Descarte as folhas de papel tolha quanto já estiverem saturadas. Repita esse processo até que o tapete esteja praticamente seco.

– Polvilhe bicarbonato de sódio generosamente sobre a área e aplique uma camada fina sobre todo o tapete. Permita que o bicarbonato de sódio assente no local por pelo menos 12 horas.

– Combine uma xícara de peróxido de hidrogênio de 3% com duas colheres de chá de detergente suave. Identifique a área suja de urina pela camada mais espessa de bicarbonato de sódio. Despeje a mistura de peróxido sobre a área, usando os dedos enluvados para espalhá-lo uniformemente e trabalhá-lo no tapete. O bicarbonato de sódio dissolverá em contato com o peróxido de hidrogênio, liberando todos os odores remanescentes nas fibras do tapete.

– Aspire o tapete. Use uma vassoura dura e limpa para varrer qualquer bicarbonato  de sódio que possa ter ficado agarrado ao tapete e depois aspire novamente.

Material

– Luvas de borracha;

– Papel toalha;

– Saco para lixo;

– 3,7 litros de vinagre branco;

– Balde;

– Esponja;

– 1 caixa de bicarbonato de sódio;

– Peróxido de hidrogênio de 3%;

– Detergente suave;

TERCEIRA DICA: DESUMIDIFICADOR CASEIRO

– Para fazer um desumidificador em casa, deverá obter cloreto de cálcio, que poderá encontrar em drogarias ou centros de bricolagem, e geralmente é vendido em forma de pequenas bolas ou flocos.

– Assim que tiver o cloreto de cálcio (que será o responsável pela absorção da umidade), deve introduzi-lo numa meia normal ou numa meia de lycra e dê um nó.

– Por outro lado, deve criar um suporte para fixar a meia, de modo a que esta fique pendurada e não toque no fundo do recipiente. Pode usar uma madeira pequena, um suporte metálico ou qualquer objeto que cumpra esta função.

– A seguir, deve colocar um recipiente em baixo da meia ou alguma coisa que possa recolher a água que cairá da meia, eliminando assim a umidade do ambiente.

– Desta forma, verá como o desumidificador caseiro conseguirá reduzir os níveis de umidade e deverá ir vigiando o recipiente para o esvaziar antes de encher. Passado algum tempo também será necessário substituir o cloreto de cálcio por um novo para que continue absorvendo a umidade de sua casa.

Se deseja ler mais artigos parecidos a como fazer um desumidificador caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria (ar condicionado e ventilação em casa).

Material

– Cloreto de cálcio;

– Meia ou meia de lycra;

– Suporte de madeira ou metálico;

– Recipiente de plástico;

#Dicas

30 visualizações

Fique por dentro das novidades

© 2020 Amantes da Vida - Todos os direitos reservados