Fique por dentro das novidades

© 2020 Amantes da Vida - Todos os direitos reservados

  • Ana Boucinhas

República Tcheca

Atualizado: Fev 5

República Tcheca – Uma experiência inesquecível

Praga, a charmosa capital da República Tcheca, é linda e misteriosa, com ruelas tortuosas, contornando suas mais de cem torres, que abrigam em cada esquina lendas e mitos de milenar história.

Terra de Franz Kafka, Smetana, e Dvorák, a República Tcheca tem, no entanto, muitos outros roteiros imperdíveis, além das fronteiras de sua belíssima capital, que são pouco explorados pelos brasileiros.

Foto: Divulgação


Um ponto forte do país são os roteiros termais, onde se destaca Karlovy Vary, bela e elegante cidade balneária, freqüentada ao longo dos tempos por personalidades como Goethe, Chopin e Twain e hoje muito visitada por celebridades de todo planeta. Suas águas mornas de sabor e odor desagradável convencem os turistas à degustação com a promessa de fonte de juventude e de tratamentos que vão desde enfermidades cardiológicas até curas de infertilidade.  A rede hoteleira oferece excelentes opções mas o destaque é para o majestoso e imponente GrandHotel Pupp, onde foram rodadas cenas de “007 – Cassino Royale”, com Daniel Craig; e “As Férias de Minha Vida”, com Queen Latifah. No GrandHotel Pupp há um excelente SPA recém reformado e seus restaurantes são reconhecidos pela elegância e alta qualidade gastronômica. De quebra, em Karlov Vary há belíssimos cristais fabricados na própria região sendo possível também uma visita à fabrica.

Bem próximo a Praga, o que torna possível ir e voltar de trem no mesmo dia, há um passeio macabro, sombrio e diferente de tudo o que você já viu: Kutna Horá, com o ossário de Sedlc. É a igreja do cemitério, com centenas de crânios e ossos de seres humanos, dispostos em formas diversas, tais como o lustre, as cruzes, e até uma pirâmide. Assustador, mas muito interessante.

Foto: Divulgação


A República Tcheca produz bons vinhos, como é a tradição dos diversos países europeus, mas reserve um tempo para fazer um surpreendente roteiro cervejeiro. Para ter idéia da tradição e importância da cerveja na região comece pela cidade de Plzen, onde foi criada a famosa cerveja Pilsen. Ali, uma visita à fabrica Pilsner Urquell mostra todo o processo de fabricação da cerveja, desde os ingredientes usados até as salas de engarrafamento. Ao final da visita a deliciosa degustação da cerveja não filtrada, saída de barricas de carvalho.

Mais uma cidade no roteiro cervejeiro é Cesky Budejovic. A tradução desse nome esquito é Budweiser! Sim, por incrível que pareça ali é o berço da Bud e sua primeira fábrica pode e deve ser visitada, sempre com uma boa degustação ao final do tour.

Pertinho de Cesky Budejovic fica Cesky Krumlov, imperdível, registrada na UNESCO como patrimônio da humanidade, essa cidade é uma pérola! De arquitetura barroca e renascentista, circundada pelo Rio Vltava, ideal para caminhar à pé, sem pressa, observando a bela arquitetura, visitando suas lojinhas de cristais e presentes, o castelo imponente, ou para aventurar-se em um rafting ou canoagem. Aproveite também a tradicional fábrica de cerveja Eggenberg que oferece degustação e um bom restaurante para um almoço após a visitação. Não deixe ainda de ir ao restaurante subterrâneo Katakomby, que foi uma antiga cervejaria do século XIII, localizado na praça central.

O melhor é que a República Tcheca é um destino com custo de vida inferior à maioria dos países europeus, então aproveite para conhecer essas e outras cidades como Brno, na Moravia, e Telč que lembra os contos de fada.

Sim, a República Tcheca merece uma viagem que vá além de sua capital para explorar seus museus, galerias, castelos, palácios, termas, cristais, cervejas, subterrâneos, tradições, música, lendas e histórias milenares. Boa Viagem!

Foto: Divulgação


Por Carmen Bressane

#Turismo

0 visualização