Fique por dentro das novidades

© 2020 Amantes da Vida - Todos os direitos reservados

Rotina com Purpurina

Atualizado: Fev 5

Lavagem de Roupas

CLORO, HIPOCLORITO DE SÓDIO E ÁGUA SANITÁRIA

Foto: Divulgação


Qual a diferença entre: Cloro, Hipoclorito de Sódio e Água Sanitária? Muita gente  usa um termo pelo outro, sem convicção sobre a natureza dos três produtos. Disso decorre um entendimento errôneo e essa confusão difunde-se até mesmo entre pessoas do ramo da indústria de cloro-soda –  quanto mais com donas de casa!

O Cloro é obtido por meio da eletrólise da solução de Cloreto de Sódio (sal comum) e água. Sua forma inicial é de gás e por compressão à baixa temperatura, transforma-se em um líquido claro de cor âmbar. Nesta forma, é utilizado nas estações de tratamento de água e nas industrias, como matéria-prima para o branqueamento de celulose, fabricação de PVC e de produtos para o tratamento de piscinas. O cloro  também serve como matéria-prima na produção de Cloreto de Hidrogênio, Ácido Clorídrico, Hipoclorito de Sódio e outros.

Foto: Divulgação


O Hipoclorito de Sódio é um produto obtido a partir da reação do cloro com uma solução diluída de soda-cáustica. O produto é utilizado somente pelo setor industrial e contém de 10% a 13% de cloro ativo. A palavra abreviada “Hipo” é muitas vezes usado ao invés de “Cloro”, daí a confusão.

O hipoclorito de sódio chega ao consumidor doméstico somente na forma de Água Sanitária que é, portanto, uma solução que contém 2.5% de cloro ativo em água.

“Cândida”, “Globo”, ou “Q-Boa” e outras, utilizadas na limpeza de banheiros, desinfecção dos alimentos, limpeza da caixa d´água  e assim por diante são águas sanitárias e não “cloro” e apesar da diluição, possuem forte poder germicida.

Muito cuidado ao usar água sanitária como auxiliar na lavagem de roupa – além de clarear, é óbvio, já que contém cloro ativo, mancha roupas coloridas e danifica o tecido, fragilizando-o, portanto, se puder optar, use amoníaco, como substituto do cloro. Este produto, vendido em farmácias e supermercados, tem as mesmas funções germicidas e clarificantes, sem os inconvenientes citados.

#Informação

0 visualização