Serviço voluntariado
Atualizado: 5 de fev. de 2020
Dez razões para que se faça serviço de voluntariado, em qualquer idade.

Foto: Divulgação
Se você está pensando em se tornar um voluntário em algum setor, já que tem um pouco de tempo livre, a lista de razões abaixo vai ajudá-lo a decidir-se positivamente.
10 – É bom para você. O voluntariado traz benefícios físicos e mentais, tais como: Reduz o stress: Especialistas constataram que quando o indivíduo focaliza no problema alheio, interrompe os padrões costumeiros que provocam tensão. Melhora a saúde: O humor e emoções como o otimismo, a alegria e o controle sobre o próprio destino reforçam o sistema imunológico. Faz com que você seja obrigado a sair de casa!
9 – Economiza recursos. O serviço voluntariado economiza recursos do Estado que pode direcionar essa verba para outros setores da sociedade. Nos Estados Unidos, o valor da hora do serviço de um voluntário é avaliado em US$15.39.
8 – Voluntários adquirem experiência profissional. Você pode experimentar um tipo de atividade diferente, adquirir novas habilidades, até mesmo melhorar o currículo, explorando áreas de interesse desconhecidas. Você sempre aprende com outras pessoas.
7 – Voluntariado agrega as pessoas. Como voluntário você ajuda a: Agregar pessoas de diferentes formações a trabalhar juntas por um objetivo comum; Construir camaradagem e trabalho de grupo; Encontro de pessoas que leva a fazer novos amigos. O prazer de conversas com conteúdo.
6 – Promove crescimento pessoal e auto estima. O entendimento da comunidade em que se vive aumenta a auto confiança e promove a própria eficiência. Você passa a ter um objetivo definido na vida e sente-se motivado por ele.
5 – O voluntariado fortalece a comunidade. Como voluntário, você ajuda: No sustento de famílias (cuidados com idosos e crianças); Na melhoria de escolas (reforço escolar); No apoio a jovens (programas fora do horário escolar); No embelezamento da comunidade (participando da limpeza de praias e parques);
4 – Você aprende muito. Voluntários aprendem coisas tais como: Talentos até então desconhecidos que podem inclusive se transformar em habilidades produtivas. Trabalhando com entidades filantrópicas, o voluntário aprende as funções e o modo operacional do governo nesta área. Os voluntários adquirem conhecimento sobre os recursos locais disponíveis para resolver as necessidades daquela determinada comunidade, expandindo seus horizontes.
3 – Você tem uma chance de se devolver. É gratificante apoiar os recursos da comunidade da qual se faz parte ou que possam beneficiar pessoas com as quais nos importamos.
2 – Voluntariado encoraja a responsabilidade civil. O serviço voluntário e comunitário são um investimento para a comunidade e as pessoas que nela vivem. Você contribui para uma causa com a qual realmente se importa.
1 – Você faz a diferença. Cada um conta!

Foto: Divulgação