Sissa Putz

Atualizado: Fev 5

No dia em que se comemora o nascimento do “Santo da Alegria”, 26 de maio, que deixou como mensagem a renuncia a si mesmo e o enfrentamento das dificuldades de cada dia, nasceu Maria Aparecida – Sissa, para seus inúmeros amigos. Bem a calhar, sua vinda ao mundo nesta data: diz a canção interpretada por Ney Matogrosso “Eu sou Homem com “H” – pois Sissa é uma Mulher com “M” maiúsculo!

Tenho o privilégio de sua amizade há tanto tempo que o momento já se perdeu no passado, mas ainda assim, consegue surpreender-me sempre! É uma guerreira competente e empreendedora, que ataca as dificuldades com a inteligência e rapidez de uma geminiana típica, seu signo de nascimento.

No primeiro matrimônio foi agraciada com um filho, Moritz, lindo por fora e por dentro. (Ah, se eu tivesse menos quarenta anos!). Mãe coruja, com toda razão, Moritz é a prova de que frutos bons caem perto de árvores boas.

Sissa e sua única irmã, Soraya,  mantém uma relação de carinho e cumplicidade – para quem gosta de mitos, repete-se aqui a história de Castor e Pólux, irmãos cuja amizade profunda fez com que Júpiter compartilhasse a imortalidade entre ambos e que graficamente encarnam o símbolo do signo de Gêmeos.

A união das irmãs estende-se ao sobrinho Leon, hoje com dezessete anos, filho de coração. Em 2009, depois de várias e longas temporadas na Europa e na Ásia, encontrou as inspirações que precisava para dar início à empresa Elegant Solutions, uma linha de objetos de decoração e de linha baby. Desse modo expressa sua paixão por diferentes culturas, idiomas, história e arquitetura de diferentes países.

Como profissional, hoje em dia tem como meta ir sempre além, nas pesquisas para novos desenvolvimentos das peças de decoração para a casa e bebê, nas fábricas da Índia, China e Inglaterra, lugares que visita com frequência.

A sugestão e o grande incentivo para essa área de atuação partiu do Moritz que, quando questionado sobre o que fazer “depois dos cinquenta”, respondeu: “Siga Nelson Mandela: Forget all the reasons why it won’t work and believe the one reason it will”… Sissa acreditou e montou seu negócio!

Ninguém pense que foi seu debut na área industrial e comercial: anos atrás teve uma florescente indústria de roupas esportivas, quando esporte não era modismo. Venceu mesmo assim, entregando peças para todas as grandes empresas que as repassavam para o varejo.

Deixou de lado a atividade, pois naquele momento era mais importante dar outro rumo à vida, acreditando que a paixão existe e que está presente em diferentes situações. Seguiu seu coração, mas não se esqueceu de levar o cérebro junto! Foi o braço direito do então marido, incondicionalmente, ajudando-o sem tréguas com seu tino comercial.

É desse período um fato mais que inusitado, que precisa ser contado: a indústria de borracha da família precisava negociar com um grupo de estrangeiros. Pois bem, quando se sentou à mesa de negociação, Sissa dirigiu-se a seus interlocutores na língua natal dos mesmos: em sueco! Isso porque se dedicara de corpo e alma, desde que fora aventada a operação, a entender o que o “outro lado” dizia.

Fluentemente, fala inglês, frances e alemão – que tal? Essa é nossa entrevistada – uma mulher show, cujo mote é “You never know how strong you are, until being strong is your only choice” (Bob Marley).

Concorda que a vida não precisa ser perfeita para ser maravilhosa e que é preciso sabedoria para integrar todos os momentos.

Quando não está perambulando pelo mundo a fora, a trabalho, adora velejar, esquiar, cozinhar e, sobretudo aprofundar-se na história dos povos. Como sempre, esmera-se até em seus hobbies, pois já fui premiada com jantares em sua casa absolutamente inolvidáveis – tanto em termos de comida quanto de decoração, tudo elaborado cuidadosamente pela anfitriã.

No campo musical, Sissa acha que o momento vivenciado influencia o estilo – expressa de maneira única e singular o sentimento.

“Amor, família, trabalho e lazer” essa a ordem a ser seguida, mas não de forma rígida, segundo nossa geminiana.

Na lista de suas preferências, os tons de azul e verde – isso para combinar com seus olhos, ora de uma cor, ora de outra.

O portal Amantes da Vida pediu à Sissa um epitáfio, ao que respondeu, citando Paulo Coelho: “As coisas mais simples da vida são as mais extraordinária e só os sábios conseguem vê-las”. Continuou: “precisamos lembrar que o melhor ainda está por vir”!

#MulheresEmpresárias

1 visualização

Fique por dentro das novidades

© 2020 Amantes da Vida - Todos os direitos reservados