• Só os fumantes podem entender ...

Umnenhumcemmil

Atualizado: Fev 5

Cacá Carvalho interpreta obra de Luigi Pirandello na Funarte SP

Ator fará quatro apresentações gratuitas de Umnenhumcemmil, na Sala Guiomar Novaes

Foto: Divulgação


Com base no último romance escrito por Pirandello – dramaturgo, poeta e romancista que viveu e morreu na Sicília (Itália) – Umnenhumcemmil tem como protagonista o personagem Vitângelo Moscarda, o Gengé. Por conta de um comentário da esposa sobre seu nariz, que pende para a direita, Gengé descobre-se ‘um outro’ e decide cancelar sua identidade, família e cultura para tornar-se ‘nenhum, um nenhum entre cem mil’.Da parceria iniciada há mais de 22 anos entre o diretor italiano Roberto Bacci e o ator de teatro, televisão e cinema brasileiro Cacá Carvalho, surgiu uma dedicação especial ao escritor Luigi Pirandello (1867-1936), Prêmio Nobel de Literatura em 1934. Um dos espetáculos nascidos desta longa entrega, Umnenhumcemmil, entra agora em cartaz na Sala Guiomar Novaes do Complexo Cultural Funarte SP para quatro únicas apresentações, a partir de sexta, 3 de outubro, com entrada gratuita.

“Além da questão da identidade, o texto e o espetáculo suscitam algumas perguntas que me servem como material de trabalho artístico e pessoal: o que fazer com a herança educacional, cultural, familiar, que todos temos? Como administrar, desenvolver, fazer outros investimentos neste ‘banco’ pessoal do qual somos os proprietários?”, questiona o ator. “Vitângelo Moscarda decide levar tudo isso à falência”, acrescenta.

O mergulho profundo de Cacá Carvalho e Roberto Bacci na obra de Luigi Pirandello trouxe aos palcos, em 1993, o espetáculo O Homem com a Flor na Boca, baseado em texto teatral do Prêmio Nobel italiano. Dez anos depois, o próprio herdeiro de Pirandello, Alessandro D’Amico, sugere a adaptação de três novelas de humor negro do escritor, nunca antes feitas para teatro. O espetáculo recebeu o título A Poltrona Escura e estreou na Itália, em 2003. Com esse trabalho, Cacá Carvalho arrematou o Prêmio Shell de melhor ator em 2004, e dois anos mais tarde o título de cidadão honorário da comuna de Pontedera, na Itália.

A peça umnenhumcemmil, lançada em 2012, completa a Trilogia Pirandello, já vivida por Cacá Carvalho em mais de 400 apresentações, incluindo temporadas no estúdio de trabalho do escritor siciliano, entre seus livros, na casa onde viveu. O espetáculo foi produzido pela Fondazione Pontedera Teatro (Itália), em parceria com a Casa Laboratório para as Artes do Teatro de São Paulo – grupo filiado à Cooperativa Paulista de Teatro.

Criada há 10 anos por Cacá Carvalho, a Casa Laboratório dedica-se à transmissão de conhecimentos e à pesquisa com jovens atores sobre os princípios da profissão. O projeto enfrentou mais de uma paralisação temporária por dificuldades financeiras, e não tem como objetivo gerar de produtos. Ainda assim é responsável, sempre em parceria artística com a Fondazione Pontedera Teatro, pela produção de espetáculos como A Sombra de QuixoteO Homem ProvisórioOs Figurantes, além de um livro inspirado no poeta popular José de Alencar, de uma tradução de trabalho sobre Grotowski, de vídeos e de CDs de música – com destaque para a cantora Francesca Della Monica.

Foto: Divulgação


Umnenhumcemmil

Espetáculo teatral Com Cacá Carvalho

Dias 3 e 4 de outubro | Sexta e sábado, 20h Dia 10 de outubro | Sexta, 18h e 20h

Adaptação do romance homônimo de Luigi Pirandello | Com: Cacá Carvalho | Direção: Roberto Bacci | Dramaturgia: Stefano Geraci | Cenário e figurino: Márcio Medina | Iluminação: Fábio Retti | Fotos: Lenise Pinheiro e Jorge Etecheber | Produção: Fondazione Pontedera de Teatro | Realização: Casa Laboratório para as Artes do Teatro e Fondazione Pontedera Teatro (Itália) | Produção: Iza Marie Miceli | Tradução: Cacá Carvalho

Entrada franca Distribuição de ingressos começa uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa

Sala Guiomar Novaes – Complexo Cultural Funarte São Paulo Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo (SP)

#Teatro

0 visualização

Fique por dentro das novidades

© 2020 Amantes da Vida - Todos os direitos reservados